sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pedro Trigueira (Rio Ave FC)

Bookmark and Share

Terminada a segunda votação lançada pelo nosso blog, não poderia deixar de exprimir a minha satisfação pela colaboração dos nossos poucos (mas bons) leitores. Fico agradado quando me desloco às estatísticas e posso observar que já tivemos pelo menos um visitante de cada continente. Alguém do outro lado do mundo já teve acesso a esta pequena base de dados. Um projecto criado por três jovens, que tal como os jogadores de que vos falamos, apenas se divertem a fazer o que gostam. Nós apenas a falar claro! O espectáculo e a ribalta está reservado a estas futuras grandes estrelas...

Numa disputa renhida com Marafona (outra jovem promessa que merecerá a nossa atenção noutra altura), Pedro Trigueira foi eleito pelos nossos votantes como o melhor guarda-redes jovem da Liga Vitalis (confira aqui). Eleição surpreendente, uma vez que o Boavista não se revelou uma equipa muito consistente em termos defensivos ao longo da época, chegando mesmo a descer de escalão.

Natural da freguesia de Baltar (concelho de Paredes), Pedro Trigueira fez toda a sua formação nos escalões jovens do Boavista FC. A sua evolução ia dando nas vistas aos técnicos boavisteiros, que decidiram dar rodagem ao jogador, emprestando-o ao G.D. Ribeirão na época de 2007/2008, clube da II Divisão, que vem servindo de porto de abrigo e rampa de lançamento a muitas jovens promessas, que, caso contrário, poderiam ver o seu futuro comprometido.



Nome: Pedro José da Silva Trigueira
Nascimento: 04/01/1988 (21 anos)
Naturalidade: Baltar
Altura: 192 cm
Peso: 91 kg
Posição: Guarda-Redes
Clube: Rio Ave FC
Nº Camisola: 1


Na época seguinte, já com o histórico Boavista relegado para a Liga Vitalis, Pedro Trigueira assumiu as redes das panteras durante a segunda volta da prova, revelando maturidade e responsabilidade suficiente para assumir tal função. A permeabilidade defensiva dos axadrezados não ajudou, mas mesmo assim o jovem jogador realizou boas exibições e mostrou alguns atributos interessantes.

Em Fevereiro, Trigueira foi chamado pela primeira vez à selecção sub-21. Rui Caçador decidiu incluí-lo no estágio efectuado em Fátima durante essa altura e deu-lhe a oportunidade de fazer a primeira internacionalização neste escalão frente à Suiça. Foi dada continuidade ao percurso do jovem jogador que já vinha somando internacionalizações desde os escalões anteriores. Actualmente a competir nos Jogos da Lusofonia, Trigueira tem realizado um campeonato regular.

Recentemente adquirido pelo Rio Ave (assinou por 2 épocas), a jovem promessa irá ter a oportunidade de se estrear no principal escalão português pela primeira vez na sua carreira. A pressão é maior, a missão é mais complicada, mas chegou o momento de se ver de que fibra é feita este atleta.

A sua boa presença entre os postes, aliada à sua excelente estrutura física poderão ser uma mais valia para Trigueira. No entanto, Carlos Brito e os seus adjuntos certamente que terão bastante trabalho para corrigir as suas deficiências no que toca às saídas e ao jogo de pés. A Liga Sagres irá exigir mais deste jovem, estou curioso para ver a sua resposta.

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário