sexta-feira, 10 de julho de 2009

Edwin Cardona (CD Atlético Nacional)

Bookmark and Share

Num momento em que a Colômbia atravessa uma grave crise de talentos, achei interessante falar deste grande prodígio que está em ascensão neste país. Produto de uma cantera colombiana de onde Hugo Rodallega foi o último a dar o salto, Edwin Cardona parece ser o próximo talento a rumar ao Velho Continente. A sua recente prestação no Campeonato Sul-Americano Sub-17 é uma grande prova do seu verdadeiro valor, sendo que, muito provavelmente, já fez despertar a atenção de muitos aficionados do futebol.


Edwin Cardona desde muito cedo mostrou o seu potencial. Com apenas 5 anos, tornou-se o melhor marcador de um torneio realizado no seu bairro (Antioquia), ajudando a Unión Buenavista a sagrar-se campeã. Vários elementos do Campoamor viram-no e levaram-no, desde logo, a reforçá-los. As suas exibições neste clube foram bastante boas e convenceram, mesmo, os dirigentes do Atlético Nacional a avançar para a sua contratação em 2005.

Cardona foi actuando pelos escalões jovens do clube, até que no dia 15 de Fevereiro do corrente ano, num jogo referente à Copa Mustang I, o técnico Luis Fernando Suárez deu-lhe o privilégio de se estrear no futebol profissional. Num encontro em que a sua equipa saiu derrotada por 2-0 pelo América, o jovem alinhou a titular, porém o seu excessivo nervosismo levou-o a ser substituído à passagem do minuto 35. Não foi uma estreia muito agradável, no entanto daí em diante o jovem foi utilizado com alguma regularidade pelo técnico dos Verdolagas.



Nome: Edwin Andrés Cardona Bedoya
Nascimento: 08/12/1992 (16 anos)
Naturalidade: Medellín - Colômbia
Altura: 182 cm
Peso: 72 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: CD Atlético Nacional - Colômbia
Nº Camisola: 22


Apesar de já ter dado nas vistas pelos clubes por onde passara, o seu talento só foi verdadeiramente reconhecido devido às excelentes exibições que realizou recentemente pelas selecções jovens da Colômbia. Primeiro, num torneio quadrangular realizado no Perú, Cardona tornou-se o melhor jogador e o melhor marcador da prova, com quatro golos em outros tantos jogos, evidenciando assim a sua veia goleadora, que ajudara à conquista do primeiro lugar dos los cafeteros. Depois, no Campeonato Sul-Americano Sub-17 que terminou muito recentemente.

Neste último, ficou comprovada a importância do atleta na equipa de Ramiro Viáfara. Numa selecção com jogadores um pouco limitados tecnicamente, esperava-se que Cardona fosse o grande desequilibrador ofensivo. Muito bom na condução de bola e verdadeiramente mortífero perante a baliza adversária, o jovem foi a grande sensação da prova, sendo o melhor marcador com sete golos e mais umas quantas exuberantes prestações. Apesar de serem inúmeros os grandes momentos de Cardona neste campeonato, há que destacar o grande golo marcado ao Brasil, na vitória por 2-0, e o seu hat-trick frente ao Equador, no triunfo por 3-0.

Sendo assim, a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub-17, a realizar-se na Nigéria, entre os dias 24 de Outubro e 15 de Novembro, deve-se (e muito) a este atleta. Apesar de já ter várias propostas da Europa em cima da mesa, Cardona considera-se bastante inexperiente para uma aventura europeia e, por enquanto, pretende ganhar alguma maturidade no Atlético Nacional.

Vídeo:

Assumindo como principais referências Lionel Messi e Thierry Henry, este prodígio tem, de facto, as características que distinguem os bons dos maus jogadores. Tendo em conta todo o engenho do atleta, não será surpresa nenhuma a comparação (já feita) do seu estilo de jogo com o do astro argentino Juan Román Riquelme.

Pedro Nogueira

0 comentários:

Enviar um comentário