sexta-feira, 31 de julho de 2009

Danny Rose (Tottenham Hotspur FC)

Bookmark and Share

Voltando ao panorama internacional, decidi esta semana fazer referência a um jovem inglês que tem vindo a conquistar espaço no plantel do Tottenham, perspectivando-se um futuro bastante promissor para este atleta, apesar de ainda não ter qualquer presença num dos melhores (senão mesmo o melhor) campeonato do mundo. Após uma época de estreia a nível profissional, que lhe permitiu melhorar alguns aspectos do seu jogo, o jovem espera que esta época se possa afirmar ao serviço dos Spurs.

Este médio, que pode actuar em ambas as alas, é um produto das famosas escolas do Leeds United que viram "nascer" nomes como Paul Robinson, Alan Smith ou ainda o seu companheiro de equipa Aaron Lennon. Tido como uma das referências da sua geração, Rose acabaria por se transferir para os londrinos em 2007 dadas as excelentes actuações nos escalões de base do Leeds que fizeram despertar o interesse de outros grandes clubes como Chelsea, Liverpool ou Newcastle, acabando ainda assim por escolher o Tottenham. Deixaria o seu clube de origem numa altura de completo descalabro, quer em termos desportivos mas sobretudo a nível financeiro, acabando apesar disso por possibilitar um relativo encaixe aos cofres da formação de Elland Road, que após alguns anos de sucesso na Premier League, actua actualmente na Terceira Divisão Inglesa.



Nome: Daniel Rose
Nascimento: 02/07/1990 (19 anos)
Naturalidade: Doncaster - Inglaterra
Altura: 173 cm
Peso: 75 kg
Posição: Médio Ala Direito/Esquerdo
Clube: Totenham Hotspur FC - Inglaterra
Nº Camisola: 34


Já no seu novo clube, o inglês incorporou-se, inicialmente, na equipa de sub-18, onde desde cedo se evidenciou, mostrando ter uma notável capacidade de drible e bons atributos técnicos. Danny, atendendo às exibições protagonizadas ao serviço dos londrinos, acabaria por ser convocado para as selecções jovens inglesas, nomeadamente para a selecção de sub-17 e, posteriormente, para representar os sub-19. O jovem ia desenvolvendo todo o seu futebol, levando a que os responsáveis dos Spurs decidissem em Março deste ano cedê-lo ao Watford, formação do Championship, para que este pudesse, ainda com idade de júnior, adquirir novos conhecimentos técnico-tácticos fundamentais para o decorrer da sua carreira e, por outro lado, premiar o jovem pelo excelente progresso que tinha vindo a registar. Esta mudança de um mês acabou por agradar também ao técnico da equipa do segundo escalão que o considerou um atleta muito talentoso e com uma invulgar inteligência. O médio ala acabaria por ser bastante utilizado, comprovando todo o seu valor numa competição bem mais exigente.

Após este proveitoso empréstimo, o jovem regressou a Londres, acabando por ver o seu esforço recompensando pelo técnico do plantel principal Harry Redknapp, que decidiu convocá-lo para o confronto frente ao Everton, a contar para 36ª jornada da Premier League, não sendo, ainda assim, utilizado. O final da temporada seria bastante agitado para Rose dadas as várias competições em que esteve envolvido. Primeiramente, ajudou a sua equipa a atingir a final do campeoanto inglês de sub-18, perdendo, no entanto, frente ao Arsenal no derradeiro jogo. Por outro lado, as suas prestações durante a época, como já referi, valeram-lhe a chamada à selecção de sub-19, ajudando a sua equipa a qualificar-se para o Europeu da categoria, que se realiza por esta altura, obtendo mesmo um golo durante a fase de qualificação. No entanto, o seu papel ao nível das selecções não terminaria aqui, dado que em Junho seria chamado à última hora pelo seleccionador Stuart Pearce para representar a Inglaterra no Europeu de sub-21. No entanto, o jovem seria apenas utilizado no último jogo da fase de grupos frente à Alemanha, numa partida em que a sua equipa já havia conquistado o passaporte para as meias-finais. Esta pouca utilização, contudo, "aceita-se" com naturalidade perante a forte concorrência de atletas como Theo Walcott ou James Milner.

Para a nova temporada, Danny Rose irá fazer parte da primeira equipa do Tottenham, tendo desta forma a oportunidade de se estrear na poderosa Premier League. No entanto, este talentoso não terá "vida fácil", tendo em conta os seus concorrentes directos como Aaron Lennon, David Bentley ou ainda Giovanni dos Santos. Ainda assim, o jovem recebeu um enorme voto de confiança por parte da direcção, que decidiu prolongar o seu contrato até 2013, vendo este como uma aposta a médio/longo prazo. A ver vamos o que o futuro reserva a este prodígio do futebol britânico.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário