segunda-feira, 20 de julho de 2009

André Pinto (FC Porto / Vitória de Setúbal FC)

Bookmark and Share

Ditou os resultados da votação, que o melhor jovem defesa da Liga Vitalis na época passada foi André Pinto, que suplantou a restante concorrência, nomeadamente João Gonçalves com quem foi travada uma disputa bem acesa até ao final (confira aqui). Este jovem é mais um dos excelentes defesas-centrais que têm vindo a ser formados nas escolas do FC Porto, dando continuidade a uma longa tradição, de onde foram frutos Fernando Couto, Jorge Costa e Ricardo Carvalho. Tal como aconteceu com Pedro Trigueira, o jovem defesa também deu o salto da Liga Vitalis para a Sagres durante este Verão.


André Pinto iniciou a sua carreira nas escolas do Sporting Clube de Arcozelo, equipa do concelho de Vila Nova de Gaia, e bem cedo, aos 10 anos, mudou-se para o FC Porto. Com a capacidade de desempenhar também a função de médio-defensivo, o jogador encontrou sempre espaço para jogar nas suas equipas, revelando-se, desde logo, como uma das grandes promessas capazes de ingressarem no plantel principal dos dragões.



Nome: André Almeida Pinto
Nascimento: 05/10/1989 (19 anos)
Naturalidade: Vila Nova de Gaia
Altura: 192 cm
Peso: 85 kg
Posição: Defesa-Central / Médio-Defensivo
Clube: FC Porto (Emprestado ao Vitória de Setúbal FC)
Nº Camisola: 22


André Pinto era visto como um atleta com uma excelente capacidade de liderança, para além de uma boa entrega, postura e qualidade técnico-táctica. No seu último ano como júnior, foi convocado por duas ocasiões por Jesualdo Ferreira para encontros da equipa principal, porém não chegou a sair do banco em nenhuma das partidas. Nessa mesma época, o defesa foi ainda coroado com o Dragão de Ouro para atleta jovem do ano, referente à temporada de 2006/2007.

Na sua primeira temporada como sénior, e seguindo a sua política duradoura de rodagem de jogadores, o FC Porto decidiu emprestá-lo ao Santa Clara. Ao serviço dos insulares, o jovem alinhou em 27 partidas da Liga Vitalis (sempre a titular), tendo apontado três golos. André Pinto acabou por ser uma das peças mais preponderantes para a grande época realizada pelos açorianos, que só na última jornada deixaram escapar o 2º lugar e a consequente subida ao primeiro escalão nacional. Nessa mesma jornada, perante o Feirense, o atleta, tal como toda a equipa, acusou o nervosismo de participar numa partida tão importante e, quando a equipa mais precisava dele (o Santa Clara perdia 1-0), acabou por cometer um acto pouco profissional, ao reclamar uma decisão do árbitro, recebendo ordem de expulsão por parte deste e dificultando a tarefa da equipa em inverter o marcador. Foi um gesto do qual André Pinto, certamente, se arrependeu, mas que foi incapaz de apagar a boa imagem deixada pelo atleta ao longo de toda a época, onde se tornou internacional sub-21.

Novamente cedido pelos dragões, o jovem alinhará na próxima temporada pelo Vitória de Setúbal. Este seu ingresso numa equipa do principal escalão é, tal como o mesmo referiu, “um desafio aliciante” e uma forma de “continuar o processo evolutivo” para que no futuro possa ingressar na equipa principal do FC Porto. Neste momento, André Pinto é o único jogador do eixo defensivo no plantel sadino, que tem neste sector a sua grande prioridade nas contratações. A título de curiosidade, note-se que, ainda antes de se tornar um atleta com grande prestígio internacional, Ricardo Carvalho também havia sido emprestado pelos dragões ao clube do Bonfim. É esperar para ver se André Pinto seguirá as pisadas do actual defesa do Chelsea.

Pedro Nogueira

1 comentários:

TF Scouting disse...

Com a cabeça no lugar e estabilidade na carreira tem credenciais para conseguir jogar a nível elevado.

A ver...

3 de março de 2011 às 18:45

Enviar um comentário