quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sergio Asenjo (Real Valladolid CF)

Bookmark and Share

Como o futebol não é só de ataque, hoje vou falar-vos de um guarda-redes que tem dado que falar. Guardião do Real Valladolid e da selecção sub-21 espanhola, Sergio Asenjo é uma das últimas grandes promessas do país vizinho. Com apenas 19 anos, o jovem é já titular absoluto na formação blanquivioleta e as suas exibições têm cativado o interesse de grandes nomes da Europa na sua aquisição.

Asenjo calçou pela primeira vez as luvas nas camadas jovens do Valladolid e deu o salto para a equipa B ainda com idade de júnior. Apesar de muito novo, a sua grande qualidade era já evidente nesta altura, sendo que foi preponderante nalguns títulos das selecções jovens espanholas: terceiro lugar no Europeu Sub-17 em 2006 e vencedor do Europeu Sub-19 em 2007. Neste último, a passagem à final deveu-se em grande parte ao guardião, uma vez que, no desempate por grandes penalidades com a selecção francesa, o jovem defendeu duas.



Nome: Sergio Asenjo Andrés
Nascimento: 28/06/1989 (19 anos)
Naturalidade: Palencia – Espanha
Altura: 188 cm
Peso: 85 kg
Posição: Guarda-Redes
Clube: Real Valladolid CF – Espanha
Nº Camisola: 1


A lesão do veterano Alberto e as fracas prestações do francês Ludovic Butelle levaram Asenjo a ser chamado, pela primeira vez, à titularidade da equipa principal do Valladolid a 12 de Dezembro de 2007. Apesar do adversário (Villareal) não ter sido propriamente o mais indicado para a sua estreia, o jovem realizou uma exibição segura, ao manter a sua baliza intransponível até ao final do encontro. Este desempenho, de facto, foi uma constante nos quatro jogos que se seguiram, sendo que ao quinto jogo, Asenjo apenas tinha encaixado um golo.

As suas exibições estavam a chamar a atenção de vários observadores, porém era da imprensa espanhola que surgiam os primeiros grandes elogios ao jovem: “Apesar de estar há pouco tempo na máxima categoria, o jovem guardião já melhorou os registos de Casillas, Palop. Valdés, Cañizares e Reina, cinco dos nossos melhores guarda-redes da actualidade”, noticiava o jornal La Marca. O jovem começava a ser cobiçado pelos colossos europeus, contudo o Vallodolid não se deixou adormecer e assinou um contrato profissional com o jovem, fixando a sua cláusula de rescisão em 5,5 milhões de euros. Até final da temporada, Asenjo apenas falhou um jogo, frente ao Valência, devido a castigo.

Na presente época, a guarda da baliza ficou novamente a cargo de Sergio Asenjo. A 8 de Dezembro de 2008 o jovem espanhol sofreu uma lesão no joelho e viu-se obrigado a parar durante três meses. A sua vaga foi ocupada pelo paraguaio Justo Villar, mas assim que Asenjo recuperou, o lugar foi-lhe novamente entregue. Até então o jovem não mais largou o lugar, sendo decisivo para a manutenção da equipa na principal divisão de Espanha.

Vídeo:

Especula-se que Fiorentina e Barcelona estão a seguir o jovem. A formação italiana já ofereceu 10 milhões de euros, enquanto que o Barça vê o guardião como o possível sucessor de Víctor Valdés, caso este abandone o clube durante o Verão.

Pedro Nogueira

1 comentários:

Ricardo-SLB disse...

Boas

Bom trabalho , continua

Em relação ao Sergio Asenjo , foi contratado pelo Atletico Madrid.

5 de junho de 2009 às 19:43

Enviar um comentário