sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rui Patrício (Sporting CP)

Bookmark and Share

Este post é dedicado ao melhor jovem guarda-redes da Liga Sagres 2008/2009, eleito pela votação realizada aqui no blog (confira aqui), Rui Patrício. O jovem é uma das muitas promessas formadas na Academia de Alcochete que tem dado que falar e, com apenas 21 anos, é já apontado por muitos como o novo Vítor Damas. Apesar de muito novo, Patrício é um dos poucos jogadores que já teve o privilégio de entrar nos maiores palcos europeus, tais como Santiago Bernabéu, Old Trafford, Allianz Arena ou Camp Nou.

Rui Patrício começou a jogar futebol aos 6 anos no clube da sua terra, o Sport Clube Leiria e Marrazes. Inicialmente, desempenhava funções de avançado, onde marcava muitos golos, porém o destino relegou-o para a baliza, quando tinha 9 anos, depois da não comparência do habitual guarda-redes da sua equipa. Depressa se impôs na nova posição, onde a sua elevada estatura e a sua grande impulsão permitiam-lhe agarrar todas as bolas vindas pelo ar, e a sua surpreendente agilidade capacitava-o a travar os ferozes remates adversários.

As suas exibições despertaram o interesse dos grandes da capital e em 1999 o jovem chegou mesmo a rumar para o clube de Alvalade. No primeiro ano, o jovem teve uma adaptação difícil, motivada pelas constantes viagens que fazia entre a sua casa e o campo de treinos. Um ano depois, Rui Patrício mudou-se para a capital e o seu rendimento aumentou consideravelmente.



Nome: Rui Pedro dos Santos Patrício
Nascimento: 15/02/1988 (21 anos)
Naturalidade: Marrazes
Altura: 188 cm
Peso: 84 kg
Posição: Guarda-Redes
Clube: Sporting CP
Nº Camisola: 1


A sua estreia no futebol profissional deu-se a 19 de Novembro de 2006 no Estádio dos Barreiros, frente ao Marítimo. Ricardo e Tiago estavam lesionados e Paulo Bento não hesitou em chamar o guarda-redes júnior à titularidade. Os leões venciam por 1-0 e perto do final da partida o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor dos madeirenses. Rui Patrício não tremeu perante Kanu e conseguiu travar o remate do brasileiro, garantindo assim os três pontos para a sua equipa. Após este jogo, o guardião figurou em várias capas dos jornais desportivos, contudo não voltou a jogar mais nessa época, pois Ricardo reconquistou a titularidade após a lesão.

Com a transferência de Ricardo para o Bétis de Sevilha, o jovem ganhava espaço no plantel no seu primeiro ano de sénior (época 2007/2008), mas a contratação do sérvio Vladimir Stojkovic parecia relegá-lo novamente para terceiro guarda-redes. Paulo Bento começou por não apostar em Patrício, contudo as fracas exibições de Tiago e de Stojkovic fizeram-no dar-lhe uma oportunidade à 11ª jornada, no reduto do Leixões. O Sporting empatou 1-1 e o guardião não ficou isento de culpas no golo, porém o técnico moralizou-o dizendo que seria titular no jogo seguinte. Esse jogo realizou-se no magnífico “Teatro dos Sonhos”, onde Patrício esteve bem, apesar de não conseguir evitar a derrota dos leoninos por 2-1. Até final da época, o jovem teve algumas exibições menos convincentes, mas teve sempre o voto de confiança do seu treinador.

Essa confiança manteve-se até ao final desta época, na qual Patrício consolidou a sua importância no plantel verde e branco com excelentes exibições. Desta forma, não foi surpresa nenhuma o facto de ao número 1 do Sporting ser-lhe entregue o prémio de melhor jogador jovem do mês de Abril, atribuído pelo Sindicato dos Jogadores. Os poucos registos negativos que há a retirar desta época são a fractura do dedo mínimo na mão esquerda, que o afastou dos relvados durante cerca de um mês, e aqueles sete golos sofridos em pleno Allianz Arena, onde o jovem foi pouco responsabilizado, mas que ditaram uma grande humilhação do Sporting e de Portugal.

Apesar de ter sido um dos três guarda-redes convocados por Scolari para o Euro 2008, Rui Patrício ainda não participou em qualquer partida pela Selecção A. Porém, o jovem conta já com várias chamadas às selecções nacionais jovens, sendo que no mais recente Torneio de Toulon foi um dos melhores elementos da Selecção das Quinas.

Vídeo:

O jogador tem contrato com o Sporting até 2013, mas já foi referenciado por vários clubes, tais como o Inter de Milão ou, mais recentemente, o AC Milan. Será que algum destes clubes milaneses está disposto a cobrir a impressionante cláusula de 20 milhões de euros exigida pelos leoninos? A ver vamos...

Pedro Nogueira

1 comentários:

Anónimo disse...

Sou portista mas desejo-lhe um grande futuro como jogador.É um bom guarda-redes,mas inda tem que melhorar alguns aspectos como jogo de pés,mas acredito que com a idade que ele tem,ainda vai evoluir muito.

Também quero felicitar-vos por esta iniciativa.Força!

21 de junho de 2009 às 19:13

Enviar um comentário