domingo, 28 de junho de 2009

Orlando Sá (FC Porto)

Bookmark and Share

Depois do domínio do Sporting, que teve três jogadores do seu plantel como vencedores da nossa votação, segue-se um jogador do FC Porto. Orlando Sá, que se transferiu recentemente do SC Braga para o tetracampeão nacional, foi o eleito pelos nossos leitores como melhor avançado jovem a alinhar na Liga Sagres (confira aqui).

Ao serviço do SC Braga desde 2007, Orlando Sá é considerado por muitos como o futuro avançado da selecção portuguesa e como o "matador" que nos vem fazendo muita falta, desde que Pauleta pendurou as chuteiras.

Na primeira época ao serviço da formação bracarense, o jovem avançado não se conseguiu impôr, tendo sido, por isso, emprestado por uma época ao Maria da Fonte, equipa das divisões secundárias nacionais. Durante o empréstimo, Orlando Sá fez uma boa época, tendo participado em 26 partidas e facturado 6 golos. A sua evolução e o seu bom nível exibicional convenceram Jorge Jesus a dar ao avançado uma oportunidade no plantel sénior bracarense. No entanto, com uma forte concorrência - Meyong e Rentería -, Orlando Sá teve dificuldades em agarrar um lugar no onze titular dos minhotos. Mesmo assim, o jovem conseguiu participar em dez partidas, marcando dois golos.




Nome: Orlando Carlos Braga de Sá
Nascimento: 26/05/1988 (21 anos)
Naturalidade: Constantim
Altura: 188 cm
Peso: 85 kg
Posição: Avançado
Clube: FC Porto
Nº Camisola: 11


Mesmo jogando poucos minutos e tendo poucas oportunidades para mostrar o seu valor no principal escalão de futebol português, Orlando Sá cativou o interesse do FC Porto e de Jesualdo Ferreira, que o decidiram adquirir para a época de 2009/2010.

Apenas com três presenças na selecção sub-21 de Portugal e com uma na Selecção A, Orlando não tem grande experiência em confrontos internacionais. No entanto, o avançado surpreendeu tudo e todos ao apontar um "hat-trick" frente à poderosa selecção espanhola, em jogo do escalão sub-21, realizado a 18 de Novembro de 2008. Na selecção principal, Orlando Sá teve poucos minutos para se estrear, mas é um sinal de que Carlos Queiroz conta com ele para o futuro (e tão importante poderá ser na selecção das Quinas, numa posição tão debilitada como a de ponta-de-lança).

Impressionante e inesperada foi a sua transferência para os Dragões. Jorge Jesus nunca lhe deu muito espaço no plantel e os minutos que o jogador teve para provar o seu valor foram escassos. Mesmo assim, Orlando Sá convenceu tanto os nossos leitores como o FCP. A éspoca de 2009/2010 aproxima-se e este jovem avançado tem muito mais para provar e muito caminho para percorrer. Nós estamos cá para ver...

Bruno Tomé

2 comentários:

Anónimo disse...

LOL
Vê-se mesmo este bloger de que clube é simpatizante!LOL

30 de junho de 2009 às 13:48
Anónimo disse...

Ainda não vi nada...

Pedro Moura

17 de novembro de 2010 às 17:02

Enviar um comentário