terça-feira, 16 de junho de 2009

João Gonçalves (Sporting CP / SC Olhanense)

Bookmark and Share

E como o que “é nacional também é bom”, decidi falar-vos de mais uma jovem promessa portuguesa que esta época deu nas vistas ao serviço da Olhanense, actuando por empréstimo do Sporting, demonstrando, uma vez mais, a reconhecida importância que a SAD leonina deposita nos jovens oriundos dos escalões de formação do clube. Os responsáveis do clube de Alvalade pretendem acautelar o seu futuro, apostando em atletas formados na sua “cantera”, entendendo que estes, nos seus primeiros anos de sénior, rodem em clubes onde poderão ganhar um maior ritmo competitivo para que, futuramente, possam integrar o plantel principal do Sporting.


Oriundo da Amadora, este jovem iniciou a sua formação no Real Massamá, tendo acabado, posteriormente, por se “mudar” para a academia leonina, actuando ao lado de jogadores que, actualmente, integram o plantel principal do Sporting, nomeadamente Rui Patrício, Daniel Carriço ou ainda Adrien Silva. Sendo um dos destaques das escolas leoninas, João Gonçalves acabaria por ajudar o Sporting a conquistar o campeonato nacional de Juniores na época 2005/2006, quando ainda cumpria o seu primeiro ano no escalão. Como fruto do seu trabalho na equipa verde e branca, este futebolista ia sendo, assiduamente, chamado às selecções mais jovens de Portugal, acabando por contabilizar 39 internacionalizações.



Nome: João Pedro do Espírito Santo Gonçalves
Nascimento: 18/01/1988 (21 anos)
Naturalidade: Amadora
Altura: 180 cm
Peso: 66 kg
Posição: Defesa-Direito
Clube: Sporting CP (Emprestado à SC Olhanense)
NºCamisola: 18


Finda a sua formação, João Gonçalves acabaria por ser cedido ao Olivais e Moscavide, que, nessa altura, era visto como o “clube satélite” do Sporting, rodando na equipa lisboeta outros jovens oriundos da cantera leonina como Miguel Veloso, Carlos Saleiro, Pereirinha ou ainda Celestino. O jovem aproveitou este empréstimo para ganhar ritmo competitivo e adquirir maior experiência, “sofrendo” ainda uma alteração em termos tácticos, dado que passou a jogar como lateral direito, contrapondo com o que acontecia no Sporting onde actuava como médio, bem à imagem do que aconteceu, por exemplo, no passado com o ex-benfiquista Miguel. A época na equipa de Moscavide correu da melhor forma quer em termos pessoais, bem como em termos colectivos, uma vez que o jovem foi sempre um dos jogadores mais utilizados pelo técnico Filipe Moreira, ajudando a sua equipa a vencer a série D da II Divisão Nacional. No entanto, o conjunto lisboeta acabaria por sucumbir no play-off de acesso à Liga Vitalis, perdendo nas grandes penalidades frente ao Sporting da Covilhã, hipotecando desta forma o regresso aos campeonatos profissionais.

Face à boa época realizada no Olivais e Moscavide, João Gonçalves, juntamente com a direcção do Sporting, decidiu aceitar o projecto proposto pela Olhanense que visava a subida à Liga Sagres, contando para isso com a ajuda dos “grandes” do futebol português, nomeadamente em termos de empréstimos de atletas. Assim e para além deste jovem, foram também cedidos ao clube algarvio outros atletas promissores, como Ukra, Castro ou ainda Paulo Renato, acabando a turma orientada por Jorge Costa por demonstrar, desde o início da temporada, ser um sério candidato ao título, oferecendo aos adeptos, frequentemente, bons espectáculos. O lateral direito ia despontando na formação do Algarve, sendo uma aposta regular do técnico, evidenciando sempre uma enorme consistência defensiva, para além de se revelar bastante participativo nas jogadas ofensivas, fazendo uso da sua notável velocidade, bem como da sua precisão de cruzamento, atributos que permitiram ao jovem destacar-se no número de assistências efectuadas.

No entanto, uma grave lesão impossibilitaria João Gonçalves de participar nas últimas jornadas, que viriam a ser bastante decisivas para a subida de divisão do clube algarvio. Para além disso, esta arreliadora limitação física “hipotecou” um possível regresso ao seu clube, numa altura em que se especulava que o jovem pudesse realizar a pré-época no Sporting, bem como o impediu de ser chamado para o prestigiante Torneio de Toulon para representar as cores nacionais.

Com contrato até 2010, João Gonçalves prepara-se para ser cedido novamente à Olhanense, disputando, desta forma, pela primeira vez o principal escalão do futebol português. O jovem espera, assim, realizar mais uma boa época ao serviço dos algarvios para que, eventualmente na próxima temporada, seja incorporado no plantel leonino, que pretende renovar o vínculo contratual com o jogador.

Filipe Jesus

0 comentários:

Enviar um comentário