quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jack Wilshere (Arsenal FC)

Bookmark and Share

Jack Wilshere é uma das maiores, senão a maior promessa do mais que luxuoso plantel jovem e promissor do Arsenal FC. O internacional sub-19 inglês, que apenas completou 17 anos de idade no dia 1 de Janeiro de 2009 é a jóia mais brilhante do precioso baú de Arsène Wenger e uma das certezas futuras para o meio campo da selecção inglesa. Nos oito jogos em que o treinador francês deu oportunidade a Wilshere para se mostrar, um golo e uma mão cheia de boas exibições foram a sua resposta.

A jovem estrela iniciou a sua carreira no Luton Town FC. Aos nove anos de idade, o seu talento chegou a Londres e os Gunners não perderam a oportunidade de o inserir na sua academia. Sempre um passo à frente dos seus companheiros de equipa, Jack Wilshere tornou-se capitão da equipa sub-16 do Arsenal apenas com 15 anos, sendo também chamado com regularidade aos sub-18. Com 16 anos estreou-se pelas reservas do Arsenal e facturou o primeiro e único golo da sua equipa numa partida frente ao Reading. A sua reputação e a sua maturidade (anormal para a idade) iam chegando aos ouvidos de Wenger...

Na época 2008/2009, Arsène Wenger integrou Wilshere nos trabalhos de preparação da pré-época do plantel principal e na sua estreia voltou a ser preponderante ao fazer uma assistência para um golo de Jay Simpson. Na partida seguinte, frente ao Burgenland XI, a jovem estrela facturou dois golos e fez uma exibição de encher o olho. No final do jogo, o treinador francês, mostrou-se completamente rendido ao seu talento: "Há alguns jovens jogadores a realizar um bom trabalho connosco. Vocês viram Wilshere que está a dar nas vistas actualmente. Ele é surpreendentemente maduro para a sua idade, quando o vêm jogar vocês esquecem-se da idade [16 anos na altura] que realmente tem".



Nome: Jack Andrew G. Wilshere
Nascimento: 01/01/1992 (17 anos)
Naturalidade: Hertfordshire - Inglaterra
Altura: 170 cm
Peso: 65 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Arsenal FC - Inglaterra
Nº Camisola: 19


A sua estreia na Premier League inglesa deu-se a 13 de Setembro de 2008, numa partida frente ao Blackburn Rovers, quando aos 84 minutos, o jovem Wilshere substituiu Robin Van Persie, uma das maiores estrelas do futebol mundial. Com apenas 16 anos e 256 dias, Jack Wilshere bateu o recorde de Cesc Fàbregas e tornou-se no jogador mais jovem a alinhar num jogo do principal campeonato inglês. No dia 25 de Novembro do mesmo ano, a jovem promessa estreou-se na Liga dos Campeões frente ao Dínamo de Kiev, incluindo-se no pequeníssimo lote de 5 jogadores que tiveram o privilégio de se estrearem na maior prova mundial de clubes apenas com 16 primaveras. No dia 5 de Janeiro de 2009, já com 17 anos de idade, Wilshere assinou o seu primeiro contrato profissional.

Internacionalmente, Jack Wilshere também se tem destacado. Desde 2006 que os responsáveis da federação inglesa decidiram que a jovem promessa iria jogar sempre num escalão acima ao da sua idade. Arsène Wenger mostra-se convicto de que em pouco tempo, o seu jogador irá atingir sem dificuldades o plantel principal da selecção de Sua Majestade. No entanto, e para já, a sua prioridade é evoluir e ser chamado na próxima época ao plantel sub-21 inglês.

Com apenas 17 anos, Wilshere já ganhou três competições (FA Youth Cup, FA Premier Academy League e Atalanta Cup) e um prémio individual (Atalanta Cup Player of the Tournament).

Vídeo:

Não é exagerado se dissermos que o jovem tem potencial para se tornar num jogador de classe mundial e numa mais-valia para a selecção inglesa. Vê-lo jogar é um prazer...

Bruno Tomé

0 comentários:

Enviar um comentário