domingo, 7 de junho de 2009

Diego Buonanotte (AC River Plate)

Bookmark and Share

Estando nesta altura a decorrer o Torneio Internacional de Toulon, decidi falar-vos de Diego Buonanotte, um jovem talento argentino que se tem destacado nesta prova. Por outro lado, tem estado em foco nos últimos tempos pois tem feito várias “manchetes” de jornais, inclusivamente em Portugal, dado o seu enorme valor que, naturalmente, não passará despercebido aos grandes clubes europeus.

Diego Buonanotte é mais um dos grandes astros ofensivos que a formação argentina tem criado, bem à imagem de Lionel Messi, Carlitos Tevez ou Kun Aguero, estes já com cartel e com carreira bem sucedida no Velho Continente. Assim e atendendo às qualidades futebolísticas deste jovem, não será “irrealista” pensar que Buonanotte possa representar uma grande equipa europeia e tornar-se um dos mágicos da selecção alviceleste.

Formado nas escolas do River Plate, este jovem estreou-se pela equipa principal em 2006 na vitória por 3-1 sobre o Instituto, tendo na altura apenas 17 anos. Esguio, franzino e com uma estatura física bastante peculiar (1,61 m), Diego faz do drible e da visão de jogo as suas principais qualidades, não temendo “partir” no um-para-um com os adversários. Por isso mesmo, apelidaram-no no seu país como o “novo Messi” dadas as grandes parecenças quer a nível atlético bem como em termos técnicos.



Nome: Diego Mario Buonanotte Rende
Nascimento: 19/04/1988 (21 anos)
Naturalidade: Teodolina - Argentina
Altura: 161 cm
Peso: 59 kg
Posição: Médio Ala Esquerdo
Clube: AC River Plate - Argentina
Nº Camisola: 30


Este médio ala esquerdo, que pode desempenhar igualmente a função de playmaker, integrou-se bem na equipa principal do River, “coleccionando” até ao momento 46 partidas pelo seu clube, tendo marcado 13 golos. A rápida afirmação deste pequeno grande jogador, levou a que, de uma forma natural, fosse incluído numa lista de 50 potenciais estrelas do futebol mundial pela revista World Soccer.

Formando uma frente de ataque temível juntamente com o colombiano Falcão e o veterano Ariel Ortega, Buonanotte ajudou o River a vencer o torneio Clausura em 2008, acabando face às suas prestações por merecer a chamada do seleccionador Sérgio Batista para defender as cores da Argentina nos Jogos Olímpicos de 2008, tendo apenas participado na partida frente à Sérvia, marcando inclusivamente um golo. Esta sua pouca utilização deveu-se, no entanto, à forte concorrência existente na selecção olímpica das pampas, onde pontificavam jogadores como Lionel Messi, Kun Aguero, Di Maria e ainda Ezequiel Lavezzi. Face à qualidade destes atletas, não surpreendeu que Diego tivesse actuado apenas numa partida, bem como o facto de a Argentina ter arrecadado a medalha de ouro olímpica.

Enquanto espera por uma chamada à selecção principal das pampas, o jogador do River vai sendo convocado para representar o seu país nos escalões jovens, participando, como já referi, neste momento, no Torneio de Toulon, onde se tem destacado sobremaneira. Tendo em conta as suas prestações na prova, Diego é apontado mesmo como o principal candidato ao prémio de melhor jogador do torneio, levando até ao momento dois golos em outros tantos jogos, evidenciando em ambas as partidas uma admirável qualidade de passe e uma técnica apuradíssima.

Assim e atendendo ao valor futebolístico de Diego, certamente que os vários emissários de grandes clubes europeus presentes no torneio tiraram notas bastante positivas acerca deste prodígio argentino, não sendo de todo surpreendente caso neste defeso Buonanotte se mude para uma equipa europeia. Outro factor que poderá contribuir para uma futura transferência de Diego é o facto de o seu clube atravessar algumas dificuldades financeiras, tendo este a necessidade de vender activos do seu plantel, sendo espectável que uma eventual mudança de clube possa ser feita a troco de 10 milhões de euros, estando atentas a esta situação várias formações europeias como é o caso do Spartak Moscovo, o Benfica, o Espanhol de Barcelona ou ainda o Olympique de Lyon, equipas que têm sido constantemente associadas a este jovem talento.

Vídeo:

Certamente que os adversários não têm uma "boa noite" quando o defrontam.

Filipe Jesus

1 comentários:

Anónimo disse...

Conheci este jogador no FM 2009 e tenho que dizer que é um grande jogador. Vai ser o Lionel Messi Nº 2.

26 de agosto de 2009 às 22:23

Enviar um comentário