segunda-feira, 22 de junho de 2009

Daniel Carriço (Sporting CP)

Bookmark and Share

Depois de Rui Patrício ter vencido a votação do nosso blog para melhor guarda-redes jovem, segue-se Daniel Carriço, vencedor da votação para melhor defesa jovem da Liga Sagres (confira aqui). Mais uma promessa portuguesa e mais uma jovem promessa saída da reputada Academia Leonina.

Apesar de ter apenas 20 anos de idade, Daniel Carriço é considerado um jogador com muita maturidade e grande espírito de liderança. Desde as camadas jovens que Carriço vem assumindo o papel de capitão. Na selecção sub-21, o jovem também não tem medo de assumir essa responsabilidade. Disputa cada jogada com todo o seu corpo e alma, fazendo lembrar Jorge Costa. Alguns já o imaginam detentor da braçadeira de capitão no plantel senior, pois a capacidade de liderar e assumir o risco está-lhe no sangue...

Daniel Carriço iniciou a sua carreira no Grupo Desportivo Estoril Praia, tendo depois ingressado nas camadas jovens do Sporting Clube de Portugal. Cedo foram detectadas nele as qualidades necessárias para o fazer um grande jogador de futebol. Humildade, dedicação e inteligência são traços fortes da sua personalidade.



Nome: Daniel Filipe Martins Carriço
Nascimento: 04/08/1988 (20 anos)
Naturalidade: Cascais
Altura: 182 cm
Peso: 75 kg
Posição: Defesa-Central
Clube: Sporting CP
Nº Camisola: 3


Pouco a pouco foi-se afirmando como um jogador a levar em conta pelos responsáveis da Academia. A sua escalada na hierarquia da formação leonina fez-se com grande naturalidade e distinção, até que na época de 2007/2008, o Sporting CP decidiu emprestá-lo à Olhanense (que militava na Liga Vitalis), de modo a dar-lhe mais minutos de jogo. Na mesma época, Carriço foi ainda cedido ao Athlitiki Enosis Lemesou, do Chipre.

Na temporada de 2008/2009, que findou há poucas semanas, Daniel Carriço ganhou, de forma algo inesperada, um lugar seguro na equipa senior do Sporting. Paulo Bento mostrou que não tem medo de apostar nos produtos das suas escolas e Carriço tornou-se numa aposta ganha. Durante a época revelou uma grande regularidade e foi fundamental, muitas das vezes, ao fazer o transporte de bola entre o sector defensivo e do meio-campo.

No entanto, ainda com uma grande margem de evolução, o jovem, que renovou contrato com o Sporting até 2013, poderá melhorar a forma como ataca a bola - algo precipitada dada a sua entrega - e corrigir o sistema defensivo em defesa alta, pois a sua inexperiência colocou, por vezes, os avançados adversários em posição regular.

Bruno Tomé

2 comentários:

Anónimo disse...

Optimo artigo!

13 de julho de 2009 às 09:21
Anónimo disse...

Melhor jogar ainda é o steven Defour

3 de setembro de 2009 às 10:30

Enviar um comentário