sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tiago Mesquita (GD Ribeirão)

Bookmark and Share

Sendo um adepto confesso das divisões secundárias do futebol português, pretendo aproveitar este blog para destacar potenciais estrelas do nosso futebol. Como vimos esta época, a II divisão deveria ser melhor aproveitada pelos clubes da primeira liga pois existem nesta competição jogadores interessantes e com enorme margem de progressão, sendo disso exemplo Ruben Micael e João Aurélio, que se destacaram no Nacional da Madeira, após terem sido contratados ao União da Madeira e ao Penalva de Castelo, respectivamente.

Assim, dedico este post a um jovem português que tem registado uma considerável ascensão na sua ainda curta carreira. Apesar dos seus 18 anos e de completar o segundo ano de júnior, Tiago Mesquita já faz parte do plantel sénior do G. D. Ribeirão que milita na série A da II Divisão portuguesa.

Lateral-direito de raiz, Mesquita começou a sua formação no recém-despromovido Trofense, onde acabaria por jogar até ao escalão de iniciados. Foi nesse momento que optou por mudar para o clube da terra. Nas camadas jovens do Ribeirão foi-se destacando ao longo das épocas, acabando por impressionar o técnico ribeirense, Lito Vidigal, que decidiu inclui-lo nos treinos do plantel sénior, ainda com idade de júnior (de primeiro ano).



Nome: Tiago Manuel Oliveira Mesquita
Nascimento: 23/11/1990 (18 anos)
Naturalidade: Ribeirão
Altura: 180 cm
Peso: 75 kg
Posição: Defesa-Direito
Clube: GD Ribeirão
Nº Camisola: 22


Ao longo dessa época, o jovem apenas foi utilizado nos últimos minutos frente ao Valdevez, no entanto a experiência que adquiriu com essa integração com os mais velhos foi preponderante para que despontasse já na presente temporada. Mesquita foi uma aposta inicial do novo treinador Luís Miguel e acabou por chamar a atenção do técnico da selecção nacional de sub-19 Ilídio Vale, sendo chamado, inclusivamente, a vários estágios de preparação para a Ronda de Elite. Detentor de uma considerável leitura táctica e de um bom porte atlético, Mesquita ia conquistando espaço no plantel ribeirense, bem como na selecção, acabando por ser chamado para participar no Torneio La Manga, realizado em Espanha e do qual o nosso país sairia vencedor, actuando em dois encontros apesar da concorrência do portista Ivo Pinto.

No entanto, com a saída de Luís Miguel do comando da equipa do Ribeirão, o jovem foi perdendo alguma preponderância, vendo o seu nome ser “riscado” das convocatórias mais recentes da selecção. Face a esta contrariedade, Mesquita não “ baixou os braços”, acabando a época a ajudar o seu clube na luta pela manutenção, objectivo que viria a ser conseguido, evidenciando nas últimas partidas um maior atrevimento em termos ofensivos, contrapondo com os primeiros jogos onde ainda apresentava algum nervosismo, aliás natural para quem tem ainda 18 anos

Finda a época, tem sido vaticinado na imprensa que este jovem tem vários interessados no seu concurso, nomeadamente clubes da Liga Sagres e da Liga Vitalis, bem como de formações estrangeiras, mais concretamente o Atlético de Madrid e o Villarreal que terão ficado impressionados aquando da actuação de Mesquita pela selecção de sub-19 no Torneio de La Manga.

Como podemos concluir, a II divisão portuguesa apresenta bons recursos futebolísticos que poderiam ser melhor aproveitados pelos clubes que pertencem à primeira liga, devendo este ser um mercado mais utilizado por estes clubes dada a relação qualidade/preço dos atletas. Que assim seja, esperamos nós.

Filipe Jesus

6 comentários:

Anónimo disse...

e pena nao olharem pro este valor nacional

29 de maio de 2009 às 18:25
Anónimo disse...

O meu orgulho como português é ver iniciativas como esta a promover jovens jogadores especialmente os portugueses....gostava de agradecer ao Filipe Jesus pelo excelente comentário que fez, que revela um vasto conhecimento e atenção acerca do futebol português e internacional....quanto ao jogador tem tudo para vincar no futebol europeu, pois o mais importante é saber que ele existe, o que o selecionador Ílidio Vale já o fez...boa sorte pois o resto tu já tens...xD

29 de maio de 2009 às 18:49
Anónimo disse...

"Detentor de uma considerável leitura táctica e de um bom porte atlético" muito cuidadinho!! ;)

1 de junho de 2009 às 00:07
Anónimo disse...

Gostava de frizar nao os dotes futebolisticos de mesquita porque quem o viu jogar ja sabe bem o valor que possui, mas sim gostava de falar deste jovem comententador que ainda vai dar que falar no mundo do futebol.... basta lutar por isso e nao desistir porque qualidades nao lhe faltam :D

1 de junho de 2009 às 12:41
Anónimo disse...

o andre micael do Moreirense tambem tem, na minha opiniao, um grande futuro a sua frente, e tem igualmente 18 anos...

14 de junho de 2009 às 16:57
Anónimo disse...

Sei que irá jogar esta epoca pelo meu Vitória F.C.

Desejo-lhe bastante sorte na sua nova aventura, e mais trabalho que nunca.

Que siga a tradiçao de grandes laterais direitos que temos tido em Setubal ao longo dos anos, com o expoente maximo no Paulo Ferreira.

Força miudo.

10 de julho de 2009 às 12:12

Enviar um comentário