domingo, 17 de maio de 2009

Eden Hazard (Lille OSC)

Bookmark and Share

Eden Hazard é uma das grandes promessas (se não a maior) do futebol belga. O jovem atleta, que fez apenas 18 anos no início do ano, já é visto por muitos como o sucessor do compatriota Enzo Scifo; e coincidências não faltam: talentos prematuros, da mesma localidade, da mesma posição e com estruturas físicas bastante idênticas.

Esta jovem promessa iniciou a sua carreira no Royal Stade Brainois (clube da terra), transferindo-se muito cedo para o AFC Tubize (recém despromovido da Jupiler League). Com apenas 14 anos, os olheiros do Lille descobriram-no num torneio de jovens e, desde logo, se aperceberam que estavam perante um atleta talentoso, levando-o consigo para o clube francês.

Depois de duas épocas ao serviço das formações dos Les Dogues, Eden Hazard realizou um excelente Campeonato Europeu de Sub-17 em 2007, sendo a figura de proa da selecção belga, que atingiu as meias-finais. A sua tremenda velocidade, a sua grande capacidade técnica e a sua qualidade no lançamento de ataques demonstradas neste torneio, permitiram-lhe dar o salto para equipa principal do Lille a 24 de Novembro de 2007, frente ao Nancy, onde entrou aos 78 minutos. Ao longo dessa época o jovem participou em mais três partidas, no entanto, estas foram insuficientes para evitarem nova relegação para as equipas de formação.



Nome: Eden Hazard
Nascimento: 07/01/1991 (18 anos)
Naturalidade: La Louvière - Bélgica
Altura: 170 cm
Peso: 69 kg
Posição: Médio-Ofensivo
Clube: Lille OSC - França
Nº Camisola: 26


Na época 2008/2009 o jogador voltou a ser chamado à equipa principal, desta vez orientada por Rudi Garcia, e logo no seu segundo jogo marcou o primeiro golo, sendo determinante na vitória por 3-2 sobre o Auxerre. Com este golo o atleta bateu o recorde de marcador mais jovem da liga, que pertencia ao seu compatriota Kevin Mirallas. A partir daí, o atleta tem vindo a acumular vários minutos de jogo e leva já quatro golos no campeonato.

A nível internacional, Eden Hazard foi presença habitual nas convocatórias das selecções jovens e foi reconhecido como a maior estrela em ascensão da cantera belga. A 28 de Novembro de 2008 o jovem estreou-se pela selecção A, frente ao Luxemburgo. O jovem deu boas indicações ao seu seleccionador e foi chamado por mais três ocasiões.

A sua prestação, tanto no Lille, como na selecção, fizeram com que o atleta fosse cobiçado por grandes clubes europeus e, ao que tudo indica, o jovem estará muito perto de rumar na próxima época para um dos colossos do futebol inglês ou espanhol.

Vídeo [Actualizado]:

"Se o Eden continua a este ritmo, é provável que, para 2009 ou 2010, um talento como Steven Defour deva conformar-se por desempenhar um papel secundário na selecção nacional, ou se veja obrigado a passar para um dos flancos, pois o jogador do Lille ter-lhe-á roubado o lugar", revelava um sagaz observador, no ano passado, à imprensa belga.

Pedro Nogueira

2 comentários:

Anónimo disse...

eu quero entra nesse time

18 de dezembro de 2010 às 19:44
Anónimo disse...

o eden é um grande jogador e as suas caracteristicas podem levalo a nivel superior ao do chelsea como o barça ou o real

12 de junho de 2012 às 15:25

Enviar um comentário