terça-feira, 26 de maio de 2009

Javi Martínez (Athletic Club de Bilbau)

Bookmark and Share

O atleta de que vos vou falar é a grande sensação da equipa 100% basca. Falo-vos de Javi Martínez, jogador do Atlético de Bilbau. Este meio-campista, de apenas 20 anos, está pela terceira época consecutiva ao serviço dos Los Leones, e tem já uma prestigiada marca de cerca de cem participações na principal liga de Espanha.

Com o início de carreira nas camadas jovens do Osasuna, Javitxu (como é apelidado) subiu ainda ao plantel da equipa B, antes de se mudar para Bilbau. Apesar de ser equiparado a Patrick Vieira e de se tratar de um jovem promissor, a sua transferência foi considerada como um grande risco. Os 6 milhões de euros que o Atlético oferecera, era uma quantia bastante elevada, tendo em conta a juventude do futebolista (17 anos) e a sua inexperiência no futebol profissional (note-se que nunca tivera actuado pela principal formação do Osasuna).



Nome: Javier Martínez Aguinaga
Nascimento: 02/09/1988 (20 anos)
Naturalidade: Estella - Espanha
Altura: 190 cm
Peso: 81 kg
Posição: Médio-Centro
Clube: Athletic Club de Bilbau - Espanha
Nº Camisola: 24


Apesar de uma tenra idade, o atleta mostrou, desde cedo, muita maturidade e uma boa adaptação ao futebol de mais alto nível. A grande capacidade de luta, entrega e sacrifício complementadas por um portentoso porte atlético (1,90 m e 81 kg), fizeram com que o jovem adquirisse, logo na primeira época, o estatuto de peça fulcral no meio-campo da equipa. Esta sua importância ficou comprovada, mais uma vez, nesta época prestes a findar, sendo que os seus quatro golos no campeonato e o golo na meia-final da Taça do Rei, frente ao Sevilha, fizeram com que a equipa terminasse a temporada com a manutenção garantida e com a presença numa final (na qual perdeu por 4-1 com o Barcelona).

Para além do grande papel que desempenha no seu clube, Martínez tem sido presença assídua nas selecções jovens de Espanha, contando já no seu currículo com um Europeu de Sub-19, conquistado em 2007.

Recentemente, têm corrido rumores de que Liverpool e Fiorentina têm estado atento às suas exibições e que poderão avançar com uma proposta já no próximo Verão. Contudo, rondando a cláusula de rescisão os 30 milhões de euros, a ver vamos se algum dos clubes estará disposto a reembolsar esta significativa quantia para assegurar a contratação deste diamante espanhol...

Vídeo:

Javi Martínez correu cerca de 80 metros, deixando todos os adversários pelo caminho. Se todos os produtos da cantera espanhola tiverem esta aptidão, não haverá selecção que lhes resista!

Pedro Nogueira

5 comentários:

Bruno Marques disse...

Parabéns pelo blogue. Está muito interessante. Seria também muito interessante fazer este tipo de trabalho com revelações dos campeonatos portugueses.

28 de maio de 2009 às 00:01
Rumo ao Estrelato disse...

Por acaso já tinhamos pensado nisso.
É sempre bom dar a conhecer as "nossas" promessas.
O grande problema é a falta de informação. Mas é certo que a curto-prazo iremos falar de um talento nacional. Fica já a promessa.

De qualquer modo, agradecemos a sugestão e esperamos que nos continues a acompanhar :)

28 de maio de 2009 às 00:14
d disse...

Boa tarde! Grato pelo comentário em meu blog e fiquei contente em ver você colocando espaço para novos talentos do futebol espanhol e já saber que em breve teremos do futebol português também!

Se precisar de alguma informação aqui do Brasil, tenha certeza que poderemos trocar idéias e ir discutindo o futebol.

Abraços

28 de maio de 2009 às 18:22
Ricardo-SLB disse...

Javi Martinez é craque , faz lembrar o Gourcuff , embora seja mais possante defensivamente e talvez menos decisivo na frente.

Já agora , já vi que falaram em jovens promessas portuguesas sugeria nomes como:

Ukra , João Gonçalves e Castro do Olhanense , vi varios jogos ao vivo do Olhanense e são jogadores com um enorme potencial.

Acompanho tambem as camadas jovens do Benfica e gostava de de inunciar nomes como o Nelson Oliveira (Avançado) , Lassana Camará (Centro-Campista) , David Simão (Interior Esquerdo) e Leandro Pimenta (Centro-Campista) - estes nos juniores

Ruben Pinto (Interior Direito) , Sancidino Silva (Avançado) , André Dias (Defesa-Esquerdo) - Juvenis

Sporting - Diogo Amado (Médio-Centro), Diogo Rosado (Médio Esquerdo) , Wilson Eduardo (Avançado)
Braga - Januário Jesus (Extremo-Esquerdo) , Zé Manuel (Avançado)
V.Guimarães- Dinis (Médio-Centro)
Boavista - Pedro Cavadas (Guarda-Redes)
Chelsea - Aliu Djalo (Kaby)

Os do Porto não acompanho tanto , mas acredito que tambem haverá bons jogadores , lembro-me de um que falam bastante bem , o Josué (Médio-Centro) e o Diogo Viano (Trocou o Sporting pelo Porto)

Mas talvez estes ainda sejam jovens demais.

Outros nomes que me ocorrem são o Yazalde (Rio Ave/Braga) , Orlando Sá (agora FC Porto) , Paulo Regula (Setubal /Fala-se no interesse do Lyon) etc...

Espero que continuem o Bom Trabalho , se precisarem de Ajuda, estou disponivel a ajudar :D

Saudações Desportivas

5 de junho de 2009 às 20:05
Rumo ao Estrelato disse...

Boas Ricardo-SLB.

Estamos gratos pelos teus comentários.

Certamente que o que não falta no futebol português são jovens talentosos. O nosso próximo objectivo é, precisamente, falar sobre alguns deles. Já aqui falamos do Tiago Mesquita (Ribeirão) e neste momento abrimos uma votação para a eleição dos melhores da época na Liga Sagres. Como já referido num post, os jogadores mais votados terão direito a um post especial, sendo esta uma das grandes formas de permitir a vocês (seguidores do blog) a escolha dos atletas a serem referidos por nós.

Quanto aos jogadores que nos indicaste, iremos certamente ter em consideração alguns deles, porém há que lembrar que não é fácil encontrar muita informação sobre eles. :|

Um bem-haja e continua a seguir-nos, pois leitores activos como tu dão-nos ainda mais força.

Saudações desportivas

7 de junho de 2009 às 17:47

Enviar um comentário